Polícia Judiciária pede para utilizadores não aderirem ao "Desafio aceite" no Facebook



Se pensa que está a ajudar a uma causa nobre ou a integrar-se numa cadeia de publicações divertida, saiba que nem toda a gente é bem intencionada

O Facebook é palco de muitas tendências momentâneas, com as cadeias de publicações e de amigos que se identificam uns aos outros a serem as mais populares. Uma das mais recentes e que está atualmente a circular é conhecida como ‘Desafio Aceite’.

Explica o jornal ABC, de Espanha, que esta cadeia de publicações consiste na publicação de uma fotografia a preto e branco, sendo que assim que alguém ‘gosta’ da fotografia o utilizador que a publicou deve colocar a mensagem a incentivar que quem gostou publique uma fotografia sua a preto e branco, numa corrente que se pretende ser contra o cancro. Pode parecer inofensivo mas saiba que pode também ser um esquema, algo que existe em grandes volumes no Facebook.

“O objetivo desta petição de reenvio é captar direções de IP, criar bases de dados, realizar posteriormente campanhas de spam ou simplesmente difundir o máximo de informação falsa possível”, avisa a Associação de Internautas do país vizinho.


Comentários